quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Os Cinco Estágios da Carreira, por Max Gehringer.

Mesmo o blog sendo de humor, achei muito legal este texto do Max Gehringer (quem nao conhece olha no goolge, ele so foi diretor de algumas empresinhas que exite por ai... tipo a Pepsi, Elma Chips e Pullman)

Existem CINCO ESTÁGIOS em uma carreira.


O PRIMEIRO estágio é aquele em que um funcionário precisa usar crachá, porque quase ninguém na empresa sabe o nome dele.


No SEGUNDO estágio, o funcionário começa a ficar conhecido dentro da empresa e seu sobrenome passa a ser o nome do departamento em que trabalha. Por exemplo, Heitor de contas a pagar.


No TERCEIRO estágio, o funcionário passa a ser conhecido fora da empresa e o nome da empresa se transforma em sobrenome. Heitor do banco tal.


No QUARTO estágio, é acrescentado um título hierárquico ao nome dele: Heitor, diretor do banco tal.


Finalmente, no QUINTO estágio, vem a distinção definitiva. Pessoas que mal conhecem o Heitor passam a se referir a ele como ‘o meu amigo Heitor, diretor do banco tal’.

Esse é o momento em que uma pessoa se torna, mesmo contra sua vontade, em ‘amigo profissional’.


Existem algumas diferenças entre um amigo que é amigo e um amigo profissional.

Amigos que são amigos trocam sentimentos. Amigos profissionais trocam cartões de visita.

Uma amizade dura para sempre.Uma amizade profissional é uma relação de curto prazo e dura apenas enquanto um estiver sendo útil ao outro.


Amigos de verdade perguntam se podem ajudar.Amigos profissionais solicitam favores.

Amigos de verdade estão no coração.Amigos profissionais estão em uma planilha.


É bom ter uma penca de amigos profissionais.É isso que, hoje, chamamos networking, um círculo de relacionamentos puramente profissional. Mas é bom não confundir uma coisa com a outra.
Amigos profissionais são necessários.Amigos de verdade, indispensáveis.
Algum dia, e esse dia chega rápido, os únicos amigos com quem poderemos contar serão aqueles poucos que fizemos quando amizade era coisa de amadores.

Um comentário: